O Golpe ou a Revolução de 64 sob a ótica Astrológica

[Este é o primeiro de uma série de textos que busca analisar a influência dos deuses, ou dos astros (se assim preferir), sobre a geopolítica, mais especificamente sobre a história recente do Brasil. Então, hoje publico aqui uma análise do Golpe, ou Revolução de 64, feita em partes por mim, e em partes por um amigo politeísta, o Alessio Ferretti Júnior. Vale ressaltar que não estamos colocando nossa opinião pessoal, nem a de correntes historiográficas pós abertura política, nem da atual situação ou oposição.  Estamos tentando demonstrar quais eram as influências, posições e visões que pairavam sobre a sociedade daquele momento histórico.]

Golpe_militar_64

Análise de Alessio Ferretti

O ascendente em Libra mostra no governo um líder carismático, influente e simpático que sabe usar muito bem sua imagem para manipular as pessoas. Porém, com o passar do tempo ele vai tendo problemas em se expressar e a falta de convicções em sua oratória não flui de forma firme e forte, o que acaba passando inconscientemente uma preocupação com as suas parcerias e quais laços ele deve procurar estreitar para ter maior apoio. A insegurança e indecisão são marcas dessa liderança, muitas vezes sendo confuso em seus discursos ou até falseando um discurso para ocultar suas reais intenções. A fraqueza em seu ego acaba fragilizando sua ligação com quem deveria estar preocupado em mostrar um ímpeto mais agressivo e transmitir segurança sobre suas convicções. Como libra simboliza o sol poente, isso pode significar um enfraquecimento do(s) líder(es) que estão no poder e passa uma falta de esperança e expectativa para a população o que resulta em desconfiança, que gera desarmonia e descontentamento em massa.
Enquanto isso, no descendente que é a casa de Libra, casa 7, a área que fala de parcerias, temos Sol em Áries mostrando um líder carismático que utiliza da diplomacia para influenciar as pessoas e sabe utilizar uma imagem adequada para cada situação. Isto transmite um ar de autenticidade devido ao magnetismo do Sol em Áries, mas encobre um sério conflito entre o ser “falso”’ em nome da manutenção das aparências, e o ser autêntico, em nome da manutenção do seu senso de identidade. Esse líder do governo reprime seus impulsos arianos de agressividade, o que pode torná-lo uma pessoa explosiva e imprevisível, pois a raiva que não é expressa, em algum momento acaba escapando do controle. Normalmente as pessoas o veem como alguém frágil ou indeciso, mas se espantam quando exibe sua força. São frequentes as ocasiões onde acaba projetando em seus discursos uma agressividade latente, atraindo pessoas fortes, poderosas e que podem eventualmente desafiá-lo.
Como Marte está em conjunção ao Sol em Áries, esse discurso acalorado incita os líderes militares a entrarem em conflito com a diplomacia do líder do governo gerando um desequilíbrio na harmonia que estava com muita dificuldade em manter. Essa tensão acaba gerando revolta em parte dos líderes militares que conspiram com o restante do governo para exigir maiores explicações sobre atos incoerentes e discursos que geram antagonismo com o modelo de governo da época. Esses líderes militares exigem um posicionamento para que as pessoas cumpram com os deveres e com as regras para as quais foram eleitos.
O sol em trígono com Lilith acentua a dificuldade de comunicação entre o exército e o governo, gerando muita tensão e conflitos. Também existem fatos ocultos para tentar garantir o poder ou a invasão de um poder paralelo no governo, ainda mais evidente com Mercúrio em conjunção a Júpiter, que mostra que os militares acompanhavam de perto os movimentos do governo e sabiam das omissões e planos engendrados para promover uma mudança de poder econômico/ideológico pelo líder do governo. Isto acabou resultando no controle das comunicações por líderes militares – Mercúrio em Áries trígono com Urano em Virgem na casa 12 – para sabotar os planos do governo vigente, e em um momento de fraqueza, influenciar a população, para junto com o apoio da mídia contra o líder diplomático, levar a população a se voltar contra os líderes do governo e apoiar uma ruptura do poder vigente. Isso também incita o apoio da população em favor dos militares: Plutão em conjunção com Urano em Virgem na casa 12. Promovendo dessa forma o crescimento da direita e da liberdade [como era vista na época] tendo os militares, Plutão em semi-sextil com o Sol, como mantenedores e reguladores do poder por terem despertado e honrado a confiança da população e rompido com a estrutura vigente no país, Saturno em oposição a Urano.
A população estava nervosa e desconfiada, com medo de uma ditadura comunista no país. Saturno em Peixes mostra que a população, de certa forma, via os problemas que os países com essa ideologia estavam enfrentando, e a mídia reforçou esse nervosismo dando destaque ao tema.

Análise de Slakkos Abonos

A casa 2 do Mapa do Golpe/Revolução Militar de 64 tem a cúspide em Escorpião com Lua e Netuno em conjunção neste mesmo signo. Como a Casa 2 simboliza a economia, cofres públicos, as terras produtivas, enfim, o território e riqueza patrimonial do país, com Lua e Netuno em Escorpião temos o que se pode chamar de um ambiente de incertezas na economia, medo do futuro e desconfiança generalizada com relação a desvios de recursos públicos e atuações secretas nos bastidores do governo. Este aspecto está em oposição a Vênus em Touro na Casa 8, e esta deusa está plena de poderes em seu próprio signo, exibindo todo seu charme e influência na casa da noite, do oculto, da criminalidade. Em mapas de pessoas, este traço pode até significar prostituição, e em mapas geopolíticos pode significar traição, abrir os portões da citadela para o imvasor enquanto seus cidadãos dormem. Vênus nesta posição está em um caso ilícito com um inimigo, é uma violação da soberania nacional. Em oposição a Lua e Netuno que obscurecem o setor econômico e as fronteiras do país, temos não só o medo, mas a certeza de que um golpe em favor de uma outro país estava em vias de ocorrer no Brasil.

O Ascendente simboliza a missão e intenção do Golpe/Revolução, uma tentativa de manter a paz e a harmonia (por incrível que possa parecer). E como o Alessio já disse acima, o Ascendente em Libra também está representando o líder do Brasil no momento do golpe, João Goulart. Libra é regido por Vênus, e o Ascendente por Marte. Então temos um líder carismático, articulado, e bem intencionado, que busca justiça naquilo que faz, mas regido pela Vênus em um caso promíscuo contra as fronteiras e que agi de forma oculta contra a soberania da terra. Isto nos mostra o interesse do presidente em depor a Constituição vigente e fechar o Congresso para instituir um governo baseado em um modelo econômico apátrida e universalista, pois Touro na Casa 8 simboliza a dissolução de fronteiras, o fim de um país, de um território e daquilo que o constitui e representa. Marte em Áries rege o Ascendente, mas opõe-se a ele acentuando a indecisão de Libra. Libra já é indeciso por natureza, com Vênus em Touro e Marte em Áries, dois pólos,  distintos, este líder está sempre em dúvida e postergando o momento da ação tão desejada por Marte em Áries. Postergou demais; perdeu.

Outro aspecto que quero destacar é o acúmulo de planetas em Áries no Descendente, ou seja, opondo-se ao Ascendente em Libra. Áries, como se sabe, é a energia primeva da guerra, do impulso, virilidade, desejo, conquista, atividade… estão aí opondo-se ao líder 4 deuses: Marte em Áries, os próprios militares; o Sol em Áries, anunciando a chegada de um governo militar, Mercúrio em Áries, que tudo comunica e com facilidade sabota seus inimigos; e Júpiter, que amplia e garante vitória, especialmente na mesma casa do Sol. Todos os deuses mais benéficos, ligeiros e positivos estavam no signo de Áries, influenciando portanto aos militares, e em oposição a João Goulart. Note-se também que a Casa 7 é a casa da sociedade, então havia um forte clima de enfrentamento na população, um temor de que a situação pudesse fugir ao controle, o que aumentava a intervenção como uma alternativa pacífica para que se mantivesse o controle, antes que um incidente qualquer (talvez numa das tantas manifestações dos sindicatos aliados a João Goulart, ou dos civis aliados ao Congresso e aos militares) detonasse uma revolta civil.

É ainda de se notar a conjunção perfeita entre Nódulo Norte em Câncer e o Meio do Céu em Câncer, que denota a vitória dos ideais nacionalistas, tradicionalistas, familiares e da pátria acima dos ideais universalistas e revolucionários do Socialismo representado por João Goulart e os sindicalistas. Afinal, Câncer é o signo da maternidade, feminilidade, da família, genética, da nação, e o Nódulo Lunar expande, fortalece e favorece a Numen do signo em que se encontra. Este aspecto também demonstra o impacto que tiveram as mulheres e a manifestação Marcha da Família com Deus pela Liberdade a partir de 19 de Março, nos dias que antecederam ao Golpe/Revolução em 31 de Março. A intervenção foi, portanto, visto na época como uma vitória das tradições de um povo sobre uma ameaça ao paradigma civilizacional.

Por fim, contra João Goulart e suas intenções socialistas, estava a oposição da Lua e Netuno em Escorpião na casa 2, dificultando a separação entre utopia e realidade, e as inseguranças de se iniciar uma revolução sem conhecer o real comprometimento daqueles que ele tinha por aliados, faltava recursos, principalmente recurso humano. Já na Casa 12, da dissolução, dos encerramentos e da desencarnação, estão Urano e Plutão em conjunção no signo de Virgem. Se Urano, o titã da inovação, renovação, revolução e das transformações sociais, estava neste signo favorecendo uma revolta da classe servidora (o famigerado proletariado) e das agremiações de trabalhadores (os tais dos sindicatos e comunistas do PCB), Plutão ao seu lado impossibilitou qualquer impulso de difusão da ideologia socialista entre a classe trabalhadora, Plutão debilitou Urano e os grupos que desejavam uma mudança para os moldes comunistas. Então, se Júpiter, Sol, Mercúrio e Áries tomaram partido dos militares e da sociedade civil, foi Plutão quem sabotou a revolução socialista no Brasil.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close