Estes tópicos resumem como eu entendo a fé céltica, e foi sendo elaborado aos poucos durante 15 anos, desde que optei por seguir esta crença. Influenciou-se principalmente pelos meus estudos acadêmicos e pelas minhas percepções de mundo e moralidade, mas também muito por conceitos do Reconstrucionismo Celta e do Druidismo da ADF que, claramente, adoto aqui.
No entanto, é bom ressaltar que nem todos estes tópicos necessariamente representam todos os Reconstrucionistas e Druidistas da ADF, alguns podem ter pontos de vista diferentes quanto a importância que dou à Ancestralidade, ou mesmo quanto aos termos que utilizo, que podem ser outros para significar a mesma coisa. Mesmo assim, este resumo pode ser abertamente utilizado por todos aqueles que se identificarem e desejarem reproduzir, ainda que tenha impressões minhas. Penso que pode representar a muitas pessoas e, por isso, não é como qualquer outro texto, cuja autoria eu reivindico. Dito isto, aos tópicos:
- O Cosmos é repleto de Deuses, que criam e personificam a Natureza tanto em nosso mundo/realidade, quanto nos demais.
- Emanada da divindade, a Natureza é sagrada e possui uma centelha divina, uma alma.
- Somos parte da Natureza.
- A ancestralidade é sagrada, manter as tradições e costumes dos Ancestrais é um dever de honra. Por isso, valorizo a lealdade e a palavra dada. E por isso, cultuo aos Deuses dos Ancestrais e cultivo sua sabedoria.
- A vida após a morte é uma realidade, os Ancestrais habitam outros mundos, nosso sangue e nossa memória.
- O Cosmos é composto de 3 Reinos/Essências: Céu, Mar, e Terra.
- O Centro destes 3 Reinos é o Nemeton, o santuário: uma clareira na floresta, uma fonte de água, o fogo, uma árvore ou uma rocha.
- Como emanações do divino todo ser humano é capaz de exercitar Imbas, a divina inspiração, e aprender a se comunicar com os 3 Kindreds/Estirpes: Deuses, Ancestrais e Seres da Natureza; permitir que suas virtudes se manifestem em si próprio; e viajar entre os mundos. Só depende de esforço e busca da excelência [talvez de talento também].
- O Triskle/triskelion/trisqueta é o símbolo da Sagrada Tripartição [O Nemeton é o centro do Triskle].
- A Sagrada Hospitalidade é o meio pelo qual me relaciono com os 3 Kindreds/Estirpes e com a comunidade.
- Os 3 Kindreds/Estirpes devem ser presenteados regularmente em sinal de gratidão, admiração e de manter atados os laços entre nós.
- Esforço-me para cultivar as 9 virtudes, pois são elas vias de ascese: Sabedoria, Visão, Devoção, Hospitalidade, Integridade, Coragem, Fertilidade, Perseverança e Moderação.
- A excelência também é uma via de ascese, e se manifesta de 3 formas: a espiritualidade, a bravura e o trabalho (remunerado ou não, artístico ou não) [inclusive o doméstico].
- O objetivo do caminho de ascese é colaborar com a Ordem cósmica, a boa vida, a criação divina.
- As 9 virtudes são um caminho de Honra, e através dela um dia nos tornaremos Ancestrais, e seguiremos um novo ciclo na eternamente renovável Ordem cósmica.